sexta-feira, 27 de abril de 2012

Buscando a Essência


Ao olhar em volta, provavelmente você vai se deparar com algum tipo de poluição. Para além de questões ambientais – poluição do solo, contaminação das águas e da atmosfera, ainda há a poluição sonora, visual e informativa. Com a conectividade e o desenvolvimento de uma 'vida virtual' nos tornamos vulneráveis há uma violenta imposição de informações e conteúdo.
Em meio as milhares de possibilidades que este mundo multifacetado nos permite, espera-se que todos sejam dinâmicos e velozes, para acompanhar o ciclo cada vez mais efêmero e inconstante que serve de modelo.
Longe de parâmetros antropológicos, uma singela observação de comportamento nos últimos anos, poderia apontar a tendência vitruvianista, onde o ser humano tenta abraçar um milhão de possibilidades de pensar, ser, parecer, agir.
Como reação à isso, é possível perceber, mais recentemente, uma resistência a este excesso de tudo à que se é submetido. Surgindo assim, um espaço para encontrar a simplicidade e a verdade que só o essencial contém.
Exemplos desta proposta buscam a clareza, a legibilidade, acessibilidade, e o conceito de uma vida simples, como possibilidade de encontrar um caminho que nos leve à essência:


O editorial da VMagazine recentemente lançado, apropria-se de uma apresentação limpa, com fundo neutro, onde todas as modelos vestem branco. E o destaque é cada uma delas, havendo inclusive, um espaço para dizerem o que sentem. O foco é a pessoa, sua personalidade!


Everett Bogue é um jovem visionário, que se cansou da rotina caótica e busca em um estilo de vida minimalista, uma maneira de encontrar sua verdadeira essência. Para isso, adequou sua rotina, hoje vive com apenas 57 objetos, e um trabalho on-line de duas horas diárias que lhe possibilita uma vida simples e proveitosa!




Esta série de obras do artista plástico Genís Carreras, busca simplificar uma série de conceitos filosóficos,  tornando-os mais acessíveis e nos entregando uma possiblidade gráfica de refletir sobre questões existenciais.




A agência italiana H-57 desenvolveu uma série de pôsteres minimalistas que retratam a vida de personagens históricos da nossa sociedade, compilando em imagens simplificadas a trajetória vitoriosa, e também as derrotas destes ilustres!



Materializando este busca pela essência, o studio Tiptyque desenvolveu este projeto arquitetônico, onde pode-se destacar a limpeza visual garantida pelas formas geométricas e mais interessante ainda, o uso do cimento aparente, no bloco da esquerda, como uma forma de buscar a verdade do material, apropriando-se de sua própria expressividade.


Serão estas iniciativas - em diferentes áreas, provindas de diversos lugares do mundo, e direcionadas à públicos distintos - prova de que é hora de revermos alguns valores?

Nenhum comentário:

Postar um comentário