sexta-feira, 27 de abril de 2012

Preservar


Em meio a uma sociedade guiada pelo consumo, as pessoas começam a preocupar-se cada vez mais com o futuro do planeta, por isso, iniciativas ecologicamente
corretas estão se tornando necessárias.
O autor do livro "teoria da complexidade", Edgar Morin, já nos ensinava que tudo está interligado. Já está mais do que provado que economizar e cuidar dos recursos naturais faz bem para a atmosfera, para as plantas, os animais, para mim e para você! Por isso, preocupar-se com o meio ambiente torna-se uma questão de educação e respeito!
Iniciativas em prol desta causa estão se tornando verdadeiros valores e ter esta consciência, uma verdadeira virtude.
  Pensando nisso, empresas como a Coca Cola, Hering, Toyota, dentre muitas outras, adotam atitudes sustentáveis para além de preservar a natureza do futuro, conquistar clientes!
  A sustentabilidade está agora em todos os lugares! 
No site da globo.com pode-se encontrar matérias sobre diversos artistas que desenvolvem seu trabalho utilizando materiais reciclados: 
Com um maçarico, a artista canadense Cal Lane corta padrões diversos em metais e latarias velhas e as transforma em peças decorativas e obras de arte. Para ela, além de proporcionar um reaproveitamento, a ideia do contraste entre os materiais e os padrões causa um equilíbrio interessante entre conceitos como masculino e feminino, forte e fraco e velho e novo.

 
O Noova é o mais novo projeto do designer português Luís Teixeira. Prezando por reciclagem de velhos matérias, Noova é o nome dos lustres criados por Teixeira feitos inteiramente com cabides de plástico
 
Em 2002, o artista londrino Robert Bradford teve uma ideia genial. Ele viu a quantidade de brinquedos que eram descartados por seus filhos todos os anos e pensou que tudo aquilo poderia fazer parte de algo maior.
Então, passou a criar grandes esculturas de humanos e animais em tamanho real, tendo como única matéria-prima os brinquedos de plástico que seus filhos não queriam mais, além de pentes, botões, escobas e pregadores de roupa. 
 
O designer israelense Yoav Kotik desenvolveu uma linha de bijuterias feitas com tampinhas recicladas de garrafas de cerveja e refrigerante. Pulseiras, brincos, colares e anéis da coleção trazem os logotipos das marcas, que criam contrastes inusitados com seus jogos de cores. 
 

Uma iniciativa em favor da reciclagem foi criada pela empresa Animal Farm para a Coca-Cola. O designer Porky Hefer da Animal Farm elaborou um boneco gigante construído com caixas do refrigerante, montado em Johanesburgo, na África do Sul. 
 

O artista sul africano Sean E Avery encontrou uma nova forma de reaproveitar CDs inutilizados. Após cortar e triturar os discos, ele os transforma em miniaturas de aves, insetos e outros tipos de animais. Para produzir as esculturas, ele também utiliza outros materiais reciclados, retirados de eletrônicos em sua maioria. 

Reduza, reutilize, recicle. Esse é o lema do artista Jeff Ivanhoe, que recolhe latas de refrigerante e cerveja de amigos e familiares e as transforma em mosaicos inspiradores. Apelidado de AluMosaics, seus trabalhos são produzidos com pequenas fatias do material cortadas simetricamente para que, juntas, quando vistas de longe, construam uma imagem. 
 
Da mesma forma, estilistas apropriam-se deste ideal para criar looks fantasticos.
A designer de moda Lia Griffith criou vinte vestidos de papel para a coleção Papier Couture. Além do estilo peculiar, as peças podem ser recicladas e até remontadas da forma que a criatividade mandar, desenvolvendo novas formas, modelos e cores diferentes. “Papel sempre foi meu objeto de brincadeiras favorito quando eu era criança. Fiz bonecas e até sandálias de papel com cinco anos de idade”

 
o estilista Alexandre Herchcovitch inovou e levou para a passarela três peças feitas com um tecido reciclado chamado EcoSimple. O tecido utilizado se assemelha ao algodão e é feito com o reaproveitamento de tecidos que sobram nas confecções. E ele avisa: pretende, no futuro, usar tecidos sustentáveis em todas as peças de suas coleções. 
Mas não apenas reciclar, reutilizar é uma forma de ser sustentável. Meryl Streep mostra que algumas peças são atemporais  para quem é chique!

A arquitetura explora as mais diversas formas de sustentabilidade
Baixo custo, área de habitação personalizável e baixo impacto ambiental. Essas são as três diretrizes do projeto Casa 100k ?, o condomínio residencial que lança o conceito sustentável de habitação com a pretensão de atender três importantes questões: ambiental, financeira e social.



Antes tarde do que nunca! Infelizmente muitos seres vivos sofrem com o desmatamento, as enchentes, o aquecimento global, o lixo dos rios... Mas a mudança já está começando dentro de cada um de nós.







Referências:

http://www.revistaau.com.br/arquitetura-urbanismo/180/novo-padrao-de-moradia-casa-100k-na-italia-de-128068-1.asp

http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,DML8256-17149,00-RECICLAGEM.html http://modaspot.abril.com.br/news/news-moda-sustentavel/estilista-cria-vestidos-feitos-de-papel

http://modaereciclagem.wordpress.com/2010/08/16/inspiracao-vivienne-westwood-a-estilista-punk/

Nenhum comentário:

Postar um comentário